Deformidades da coluna vertebral
A coluna vertebral é um elemento importante do corpo humano que oferece equilíbrio e sustento. No entanto, existem curvas fisiológicas que quando possuem mal desenvolvimento, podem se transformar em deformidades como lordose, escoliose ou cifose.
As ocorrências desses três tipos de problemas relacionados à coluna vertebral podem se desenvolver tanto de forma isolada, quanto em forma conjunta, o que pode causar sérios problemas ao paciente portador, uma vez que ao possuir uma deformidade ele sofre com uma série de dores na coluna.
É preciso entender então como lidar com cada uma dessas deformidades e qual o tipo de tratamento ideal para elas.
O que é lordose?
A lordose consiste em uma deformidade na curvatura da região lombar vertebral, que também pode ser desenvolvida na coluna cervical e está diretamente relaciona a fatores de obesidade e fraquezas musculares das regiões do glúteo, abdominais e região lombar.
A lordose é mais comum em mulheres sedentárias podendo ser desenvolvida através de causas genéticas ou posturais.
Durante a gestação essa deformidade também pode aparecer, uma vez que há alteração corporal como o peso e o centro da gravidade.
O tratamento para lordose pode ser realizado através de fisioterapia e exercícios específicos para a musculatura paravertebral.
Para obter o diagnóstico é preciso procurar um especialista.
O que é escoliose
A escoliose é uma das deformidades mais comuns encontradas na coluna vertebral desenvolvidas em mulheres ainda na adolescência.
Assim, a patologia apresenta a deformidade curvaturas fisiológicas que podem provocar assimetria corporal que possui um plano tridimensional onde pode-se observar inclinação lateral, rotação e flexão da coluna.
Existem várias causas para o surgimento da escoliose que pode ser congênita ou em decorrência de má postura, causas desconhecidas (idiopáticas) ou por causa do comprimento dos membros inferiores.
O tratamento para escoliose pode ser realizado através de fisioterapia, osteopatia, exercícios físicos entre outros métodos que são importantes para o fortalecimento dos músculos e correção da postura.
Em casos mais extremos da deformidade, onde verifica-se um ângulo superior a 40 º C, ela ocasiona outros problemas como a impossibilidade de gestação, problemas cardíacos e respiratórios. Sendo assim, a intervenção cirúrgica é mais indicada.
O diagnóstico da escoliose é realizado através de médico especialista que pode solicitar exames como: raio x, ressonância magnética entre outros exames para entender o estágio da deformidade.
Cifose
A Cifose em uma deformidade que provoca o aumento da curvatura da região torácica variando entre 20 º e 40 º, sendo muito comum que ela apareça junto com a lordose, tendo em vista que esse tipo de curvatura é resultado de alterações para o equilíbrio do corpo.
Na hirpercifose ocorre o fenômeno de curvamento de cifose da região torácica causando a chamada corcunda nas costas.
A Cifose pode então ser dividida em dois grupos distintos: postural, em decorrência da má postura, e patológica devido ao surgimento de fatores que alteram o desenvolvimento dessa curvatura causando uma deformidade.
No entanto, as causas para o desenvolvimento da deformidade ainda não foram esclarecidas sendo que elas iniciam comumente durante a adolescência.
Muitos especialistas indicam que a cifose pode ter causas genéticas ou posturais, já a hirpercifose pode ocorrer depois de um evento traumático com sequelas na coluna vertebral.
Esse tipo de deformidade não causa dor nos pacientes em seus estágios iniciais, mas esses vão em busca de tratamento em decorrência da aparência que causa uma má impressão estética.
Contudo, quando a Cifose está em seu nível mais avançado, ela costuma causar dor que aumenta quando o paciente pratica exercícios.
Para a correção dessa deformidade é possível um tratamento com fisioterapia e órtese, ou em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica.
Leia mais sobre Cifose.
Dr. Cleiton Naves
CRM: 52.92995-6-RJ