A Cifose se apresenta como uma das curvaturas naturais do corpo que tem como objetivo principal manter o equilíbrio. Contudo, é possível que ela desenvolva alguns tipos de deformidades uma vez que essa curvatura se acentue. Assim, em casos em que a curvatura esteja maior do que 60 º já existe um problema.
Muitos pacientes procuram os consultórios médicos não somente pelo fato da deformidade, mas sim, em razão do que esse problema pode trazer uma vez que a deformidade por gerar a famosa “corcunda”, causando assim, muito desconforto nos pacientes.
As maiores causas da Cifose estão associadas à deformidades das vértebras e discos invertebrais e elas começam aparecer quando o paciente ainda é muito jovem, na fase infantil ou da adolescência.
Causas da Cifose
Não há estudos clínicos que afirmem as causas da deformidade, assim, o fenômeno da hirpercifose ou corcunda é idiopático, ou seja, desconhecido.
Contudo, alguns fatores determinantes podem influenciar no desenvolvimento da patologia tais como:
- Herança genética
- Má postura
- Alterações no desenvolvimento dos ossos
- Alterações no sistema nervoso
- Alterações nos músculos
- Traumatismos
- Obesidade
- Sedentarismo
- Prática de exercícios físicos sem orientação adequada gerando movimentos inadequados
- Tabagismo
A deformidade é mais comum em pessoas mais jovens, contudo, ela pode aparecer ao longo da vida, assim como, em pessoas mais velhas uma vez que essas podem apresentar desgastes das vértebras.
Quais são os tipos de cifose?
Cifose postural
É comum aparecer na adolescência em pacientes mulheres, apresentado um afrouxamento ligamentar que se torna mais evidente quando a pessoa está sentada.
Scheurmann
Resultante de deformidades no corpo vertebral, é também muito comum em adolescentes, contudo, a sua causa ainda é desconhecida entre a comunidade médica.
Cifose Congênita
Acontece no período de desenvolvimento do feto que apresenta má formação ou fusões de múltiplas vértebras.
Cifose traumática
Resultante de traumas muito fortes, principalmente daqueles decorrentes de acidentes de carro.
Sintomas da Cifose
A Cifose idiopática, ou seja, aquela sem causa, não costuma apresentar dor e assim, os pacientes não buscam por ajuda médica. Mas com o passar do tempo, eles passam então a desenvolver uma corcunda, causando assim, um desconforto estético.
A postura começa a ficar muito prejudicada e se torna mais difícil para o paciente respirar e praticar outras atividades em seu dia-a-dia.
Assim, as dores começam a ficar agudas e a curvatura das costas se torna ainda maior.
Depois de atividades físicas, os pacientes costumam ter dores intensas.
Os episódios de dores noturnas são o estágio mais avançado da deformidade, e é imprescindível que o paciente procure a ajuda de um especialista o mais rápido possível nesse caso.
Tratamentos para Cifose
A intervenção cirúrgica em um tratamento para Cifose se torna o último caso onde o tratamento tradicional não apresenta resultados satisfatórios para o paciente e esse, já não possui qualidade de vida.
Assim, os tratamentos para a Cifose são:
Alongamento
Produz correção postural e maior mobilidade ao corpo bem como, a coluna, que aos poucos tende a chegar no lugar.
Fortalecimento muscular
O fortalecimento muscular permite a sustentação adequada da coluna proporcionando assim, maior estabilidade ao corpo;
RPG
A Reorganização Postural Global consiste em um tratamento conservador da fisioterapia intercalando exercícios de alongamento e fortalecimento da coluna.
Quais os medicamentos para alívio das dores
Como em um estágio avançado a Cifose pode apresentar um quadro de dor aos pacientes, é importante ter a medicação correta para que ele consiga ter melhor qualidade de vida.
Dr. Cleiton Naves
CRM: 52.92995-6-RJ