O tratamento cirúrgico na lesão traumática geralmente ocorre em pessoas com mais de 44 anos, em decorrência de hemorragias e lesões no sistema nervoso central, nas primeiras horas do fato ocorrido.
Contudo, é necessária uma preparação adequada por parte dos profissionais de modo que possam avaliar as condições do paciente que sofreu uma lesão traumática realizando uma cirurgia que obtenha sucesso. A participação de profissionais especialistas de acordo com o trauma se torna um elemento de suma importância para a preservação da vida do paciente, principalmente em casos onde o trauma é ocasionado na coluna vertebral.
Sobre a Cirurgia do Trauma
O objetivo desse tipo de cirurgia é realizar procedimentos dentro do quadro de urgência e emergência em pacientes que chegam aos pronto atendimentos em razão de um trauma recente.
Porém, no que diz respeito à traumas na coluna vertebral, o médico cirurgião deve sempre optar por intervenções que preservem as estruturas da coluna permitindo que ele se locomova e não perca os movimentos.
Como é realizado o tratamento cirúrgico de lesão de trauma?
O tratamento é realizado de forma rápida, muitas vezes com intervenções agressivas e acompanhamento em tempo real do paciente a fim de controlar hemorragias ou evolução para um quadro mais grave.
As lesões de trauma podem evoluir seu quadro muito rapidamente, por isso tratamento deve ser realizado no momento em que o paciente chega à unidade, considerando sempre o risco de morte do mesmo.
Assim, os ricos de resultados negativos de tratamentos cirúrgicos em lesão de traumas se tornam maiores do que em outras cirurgias médicas, onde o paciente realiza um tratamento e já acompanhado por um determinado tempo pelo seu médico.
Dr. Cleiton Naves
CRM: 52.92995-6-RJ