A torcicolo consiste em um enrijecimento da musculatura do pescoço onde existe uma torção do membro afetado, fazendo com que a pessoa não consiga movimentá-lo de forma adequada.
Esse tipo de problema causa muita dor e incômodo e pode ser causado tanto por fatores genéticos, danos do sistema nervoso e até mesmo através da má posição na hora de dormir.
Existem vários tipos de torcicolo, contudo, as causas para o problema não são exatamente identificadas pelos médicos.
Tipos de torcicolo
Existem vários tipos de torcicolo, veja quais são os principais:
- Torcicolo congênita- é resultante do mal posicionamento da cabeça do bebê enquanto ele se desenvolvia no ventre de sua mãe, ou de traumas nos músculos do pescoço.
- Torcicolo adquirida – resultante do mal posicionamento do pescoço, sendo um problema passageiro.
- Tumores- os tumores na base do crânio podem comprimir o sistema nervoso fazendo com que o paciente tenha muitas dores.
- Torcicolo dermatogênio- resultante da limitação dos nervos do pescoço em razão de uma lesão da pele, comumente causada por queimaduras.
- Torcicolo vestibular – resultante da disfunção do labirinto causando assim, desequilíbrio do corpo.
- Torcicolo reumático – resultante de doenças reumáticas.
Principais sintomas de torcicolo
Os principais sintomas de torcicolo listados são:
- Dores no pescoço que limitam seu movimento;
- Dores de cabeça;
- Ombro mais alto em um lado do corpo;
- Tremor da cabeça.
Tratamento para torcicolo
Algumas dores no pescoço podem aparecer e desaparecer em poucos dias, uma vez que são resultantes da má postura. Contudo, na existência de sintomas graves que limitam os movimentos, é importante avaliação com especialista, isso porque torcicolo é um problema que pode surgir em decorrência de outros fatores que são prejudiciais para a saúde do paciente.
Dr. Cleiton Naves
CRM: 52.92995-6-RJ