A discectomia lombar consiste em um procedimento cirúrgico para remover a hérnia discal do disco lombar, sendo indicada em casos onde o problema ocasiona dor intensa ao paciente nos membros como braços e pernas.
O procedimento pode ser feito tanto de maneira aberta, onde uma pequena incisão é feita no pescoço para remover o disco que possui um problema. Através de uma incisão menor, onde se utiliza aparelhos microscópicos e lupas para alcançar o disco, ou através de um endoscópio.
Contudo, em todos os procedimentos é necessário dissecar a musculatura lombar até a região posterior da vértebra e retirar uma pequena parte dela para acessar o canal vertebral.
Quando a cirurgia e indicada?
A discectomia lombar é realizada em casos extremos, onde o tratamento para hérnia cervical de disco não apresentou resultados em um período de 4 a 6 semanas e o paciente apresenta dores intensas.
Assim, é necessária avaliação e acompanhamento de um médico especialista para indicar qual melhor atitude a se tomar em cada caso antes de se decidir se fato a intervenção cirúrgica é necessária.
O procedimento da cirurgia
A discectomia lombar pode ser realizada de 3 maneiras. O procedimento tradicional é realizado com a abertura do local, sendo necessário que o paciente fique internado e tome anestesia geral.
Nesse procedimento, o cirurgião fará uma incisão de 3 cm a 5 cm no local afetado afastando a parte muscular que está em cima do osso e removendo pequenos ligamentos para chegar na vértebra afetada sem que danifique as ligações nervosas.
Assim, depois de encontrar o disco que apresenta problemas, o cirurgião de tudo para deixar os nervos livres novamente, contudo, não preencherá esses espaços. O corte é então fechado e o paciente volta a se recuperar.
Pós-operatório de discectomia lombar
O pós-operatório de discectomia lombar consiste em um período de repousos e fisioterapias, e em poucas semanas o paciente estará pronto para retomar às suas atividades normais.
Dr. Cleiton Naves
CRM: 52.92995-6-RJ