A correção de deformidades como cifose e escoliose é apresentada através de tratamentos interventivos que tem como objetivo amenizar as complicações apresentadas por estas patologias.
A cifose e escoliose são deformidades que apresentam alterações posturais bem como, desequilíbrio do tronco e marcha instável. Elas são visíveis apresentando um ombro maior que o outro, desnível da bacia assim como, diferença de dimensão dos membros inferiores.
O tratamento para a correção dessas deformidades se torna imprescindível para o bom desempenho do indivíduo. Nesse sentido, a cirurgia se torna última opção, onde todas as outras já foram descartadas e tais deformidades estejam prejudicando a qualidade de vida do paciente.
Tratamento conservador de deformidades
As deformidades cifose e escoliose podem ter um tratamento mais tradicional com a realização de fisioterapia, osteopatia e a prática de exercícios físicos com o objetivo de corrigir a postura.
Dessa forma, caso sejam tratadas da maneira correta, não apresentam interferência na qualidade de vida do inidvíduo.
Assim, para controlar as dores causadas pela cifose e escoliose, são utilizados analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios.
Intervenção cirúrgica
A intervenção cirúrgica para as deformidades é realizada quando nenhuma das opções de tratamento tradicional conseguem resolver o problema e o paciente apresenta um quadro de muita dor.
Além disso, caso haja a progressão da deformidade também é indicada a cirurgia, uma vez que pode haver compressão radicular, o que provoca dores nos membros inferiores, formigamento e falta de força.
Assim, se as deformidades das curvas escolióticas são superiores a 45º se torna necessária a intervenção cirúrgica.
Como é feita cirurgia de deformidades
A cirurgias para corrigir as deformidades da coluna como escoliose e cifose são realizadas através da descompressão radicular, estabilização da coluna vertebral e correção parcial da deformidade.
O tratamento pós-cirúrgico consiste em repouso e fisioterapia e em pouco tempo o paciente volta a ter uma vida normal.