A cirurgia na coluna cervical é indicada quando os tratamentos alternativos para hérnia de disco não apresentam resultados eficientes. Assim, tal procedimento cirúrgico consiste na remoção do disco danificado, bem como, preservação do espaço existente entre as vértebras.
Tal procedimento, assim como em toda cirurgia, também possui riscos porém, esses não são tão altos e o período pós cirúrgico é crucial para que a intervenção cirúrgica apresente resultados.
Existem diversos tipos de cirurgia para a coluna cervical de acordo com o tipo de problema de hérnia de disco apresentada.
Tipos de cirurgia na coluna cervical
Quando se trata de cirurgia na coluna cervical, deve-se pensar que o problema de hérnia discal lombar se apresenta de diversas maneiras. No entanto, a cirurgia padrão para esse tipo de problema é a discectomia cervical via anterior com fusão.
Nesse procedimento, é feita uma incisão na região frontal do pescoço do paciente onde o disco que apresenta alterações é retirado, sendo que seu espaço é preenchido por material que proporcione espaçamento necessário entre as vértebras.
E é através dos diferentes tipos de produtos introduzidos no espaçamento que pode-se classificar as cirurgias.
Artrodese cervical
Esse procedimento consiste em colocar um espaçador no lugar do disco entre as vértebras sendo que o mesmo é mantido por parafusos e uma placa.
Contudo, esse procedimento pode interferir na qualidade de vida de pacientes mais velhos, uma vez que ele implica na perda parcial do movimento de flexão e rotação do pescoço do operado.
Artroplastia cervical
Consiste em um procedimento de cirurgia da coluna cervical onde o disco doente é substituído por um disco artificial. Esse é um procedimento moderno que visa a preservação do movimento do paciente.
Cirurgia Endoscópica para a coluna
Esse procedimento consiste na extração do disco cervical por um instrumento chamado de endoscópio, sendo uma técnica minimamente invasiva indicada para casos específicos.
Processo de Reabilitação pós cirurgia
O processo de reabilitação do paciente com cirurgia na coluna cervical é gradual, onde aos poucos ele vai retornando às suas atividades cotidianas.
A utilização de colar cervical pós cirurgia é muito comum nas primeiras duas semanas sendo removido posteriormente.
O procedimento cirúrgico deixa uma cicatriz imperceptível mantendo a estética do pescoço, porém, é preciso ter alguns cuidados em relação ao corte para que esse não venha a infeccionar e causar outros problemas.
Dr. Cleiton Naves
CRM: 52.92995-6-RJ